terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Família debaixo do Governo de Deus



Estamos começando um novo ano, 2012 e estou certo que este ano será o “ano do governo de Deus”.
Um novo ano trás novas conquistas e também novos desafios e o maior desafio de uma família hoje está na educação dos filhos. A família é a célula principal de uma sociedade pois é a base onde se forma cada indivíduo.
É triste constatar como é grande a falta de investimento emocional que pais deveriam dar aos seus filhos.
A igreja não pode se omitir nesse tema. Precisamos dar cursos, treinar líderes de família a aprender como serem pais e mães segundo o coração de Deus. Pois não existe nada mais gratificante para quem pode ensinar, do que encontrar um coração disposto a aprender, portanto a SNT se propõe a isso através da Palavra de Deus que é poderosa.
Ex. de uma família totalmente desestruturada:
O Pai Eli tinha dois cargos na sociedade da época, sacerdote e juiz. Em I Sam 4:18 diz que liderou Israel por 40 anos, cargo de extrema responsabilidade.
Pessoalmente ele era pai de família. Eli tinha dois filhos naturais e um adotivo:
Hofni e Finéias eram naturais e seguiram a profissão do pai, porém eram profanos, incrédulos e rebeldes. Eles eram da igreja, mas não conheciam a Deus. Enquanto Eli era um homem que conhecia intimamente ao Senhor, seus filhos não o conheciam, e banalizavam o serviço da casa de Deus sem temor algum.
O filho adotivo foi Samuel, que Ana ao desmamar deixou com o sacerdote Eli, como prometera a Deus. E parece que (Talvez pela intercessão, amor e dedicação de sua mãe) Samuel foi criado como em uma bolha protetora, onde os erros dos filhos Eli não o atingiram, nem mesmo os deslizes de Eli como pai.
Eli morreu tragicamente aos 98 anos, fruto de falta de estrutura familiar no seu lar.
Hoje um dos principais erros dos pais é achar que filho de peixe, peixinho será e acharmos que o fato de levarmos as crianças para igreja todos os domingos, ou contarmos uma história bíblica de vez enquanto, os tornarão conhecedores de Jesus, e ou até mesmo de satisfazermos totalmente seus desejos sem impor limites formaremos cidadãos saudáveis.
É preciso ser presente na vida dos filhos e dar bom exemplo de vida entre o casal (pais), igreja, trabalho, amigos e familiares. Há uma competição acirrada entre os pais e a mídia assim como a sociedade. É preciso ficar em estado de alerta em relação ao que nossos filhos têm acesso e com as pessoas que eles se relacionam, pois os casos de pedofilia e abuso sexual na família tem sido constantes, gerando pessoas marcadas profundamente pela dor, pela destruição de sonhos, gerando traumas profundos. E como conseqüência forma-se abusadores em potencial.
Mudanças bruscas no comportamento de nossos filhos podem ser um indício de que alguma coisa está acontecendo, principalmente se a criança se mostrar curiosamente isolada, muito perturbada quando deixada só ou quando o abusador estiver por perto.
O comportamento das crianças abusadas pode incluir: Interesse excessivo ou evitação total por assuntos de natureza sexual; Problemas com o sono ou pesadelos; Depressão ou isolamento de seus amigos e da família; Achar que têm o corpo sujo ou contaminado; Ter medo de que haja algo de mal com as genitais; Negar-se a ir à escola, Rebeldia e delinqüência; Agressividade excessiva; Comportamento suicida; Terror e medo de algumas pessoas ou alguns lugares; Respostas ilógicas quando os pais perguntam sobre alguma ferida em seus genitais;Temor irracional diante do exame físicos;  Mudanças súbitas de conduta dentre outras.
Os jovens estão sendo “educados” pelo mundo a respeito de vida sexual e cada vez mais jovens entre 10 e 11 anos de idade, estão sendo estimulados de todas as formas a terem uma vida sexualmente ativa. Sem nenhum preparo físico, emocional ou espiritual para isso.
Talvez pela falta comunicação dentro dos lares com os pais, ou a falta de se ensinar o princípio de Deus nas igrejas, nossos filhos se tornam  vítimas da falta de limites... Ferindo assim suas almas, estraçalhando suas emoções, comprometendo até mesmo a saúde e os planos de uma família saudável e santa.
Existem extremos que prejudicam a família:
Muito severo: surras, castigos torturadores, tratamento não condizentes com a idade.
Falta de correção total:  causa medo de perder, culpas e insegurança. Ex: O Rei Davi nunca havia contrariado Adonias. Não tomou nenhuma providência em relação à Amnom, abriu mão do trono para Absalão um jovem vaidoso, cheio de ira e vingança no coração. Resultando em uma família totalmente desestruturada e arruinada pela falta do Não.
Precisamos disciplinar nossos filhos de maneira madura, responsável, digna, respeitosa e isso inclui o AMAR!
A disciplina requer diálogo, limites claros, ensino da Palavra, nos tornando exemplos de pais, coerência entre os cônjuges, correção e controle emocional.
Procure sempre aprender com a Bíblia que é a palavra de Deus, pois segundo a mesma os filhos são a herança de Deus. Cuide de sua herança!
Sua família é uma benção, pois Deus a presenteou com você!!
Temos tantos exemplos Bíblicos fascinantes de famílias bem sucedidas,  porém a mais bela é a que nós mesmos fomos inseridos, isso mesmo... a sua história, sua vida faz parte da Palavra de Deus, Deus é Família, Ele ama Família por isso enviou o seu Primogênito Jesus Cristo para aproximar Você do Pai... Deus sonhou com você, Planejou sua vida, Pagou por nossos erros e hoje te espera ansiosamente. Venha ter um encontro com quem te espera antes mesmo de você nascer.
Deus ama você!

Pastores Robson e Sônia Souza


Sara Nossa Terra - Uma Igreja para Todos, uma Igreja para Você!
Conheça nossos Cultos:
Domingo as 19:00 (Curvelo) e as 08:30 (7 Lagoas) Culto especial da Família, as Quartas Culto da Vitória as 19:30 e aos Sábados um Culto abençoado Arena Jovem as 19:30. Todos feitos especialmente para te receber.
Em Curvelo na Rua Goiás 31- Bela Vista
Em Sete Lagoas na Rua Dr. Pedro Luiz 617- Centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário