sábado, 23 de março de 2013

Orar + Ação


Oração é a junção de duas palavras Orar + Ação.
Quando entendemos esta junção e colocamos em prática passamos a viver em outro ambiente de fé.
Orar e não ter ações certas nos leva apenas a ter boas expectativas, mais orar e ter ações produtivas nos leva além das expectativas, nos leva a colheita daquilo que foi semeado.
Quero confrontar dois “paralíticos” que foram curados por Jesus Cristo.
O primeiro está em João 5:2-8
Há em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, um tanque que, em aramaico, é chamado Betesda, tendo cinco entradas em volta.
Ali costumava ficar grande número de pessoas doentes e inválidas: cegos, mancos e paralíticos. Eles esperavam um movimento nas águas.
De vez em quando descia um anjo do Senhor e agitava as águas. O primeiro que entrasse no tanque, depois de agitada as águas, era curado de qualquer doença que tivesse.
Um dos que estavam ali era paralítico fazia trinta e oito anos.
Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: "Você quer ser curado? "
Disse o paralítico: "Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim".
Então Jesus lhe disse: "Levante-se! Pegue a sua maca e ande". 

O segundo está em Lucas 5:18-25
Vieram alguns homens trazendo um paralítico numa maca e tentaram fazê-lo entrar na casa, para colocá-lo diante de Jesus.
Não conseguindo fazer isso, por causa da multidão, subiram ao terraço e o baixaram em sua maca, através de uma abertura, até o meio da multidão, bem em frente de Jesus.
Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse: "Homem, os seus pecados estão perdoados".
Os fariseus e os mestres da lei começaram a pensar: "Quem é esse que blasfema? Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus? "
Jesus, sabendo o que eles estavam pensando, perguntou: "Por que vocês estão pensando assim?
Que é mais fácil dizer: ‘Os seus pecados estão perdoados’, ou: ‘Levante-se e ande’?
Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados" — disse ao paralítico — "eu lhe digo: levante-se, pegue a sua maca e vá para casa".
Imediatamente ele se levantou na frente deles, pegou a maca em que estivera deitado e foi para casa louvando a Deus. 

Ambos foram curados de suas enfermidades, porém um deles colheu mais que outro. Isto explica porque algumas pessoas se destacam mais que a outra!
Vamos aprender com estas diferenças!
O primeiro estava a 38 anos tentando a cura, porém por conta das dificuldades da vida, limites pessoas e também da psicoadaptação (ter acostumado com a situação), ele tinha apenas expectativa que alguém tivesse dó dele e o colocasse naquele tanque para ser curado.
Jesus perguntou se ele queria ser curado! Sua resposta foi desmotivada e cheia de desculpas.
Muitas vezes nós fazemos assim diante das oportunidades, acostumados com o que é ruim e deixamos de conquistar novos territórios e ao invés de assumir a falta de competência e resolver melhorar damos desculpas sobre nossos limites e outros para nos justificarmos.
Temos que glorificar a Deus pela misericórdia Dele, que ainda assim nos abençoa e provê em nossas necessidades, porém, Deus quer que rompamos nosso limites e cresçamos muito mais que apenas a ter nossas necessidades diárias resolvidas, Ele quer que sejamos conquistadores e dominadores, como Ele mesmo disse no Livro de Gênesis quando criou o homem.
Deus os abençoou, e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem...
Gênesis 1:28
O segundo paralítico foi surpreendente!
Apesar de seu limite natural ele não estava sozinho, ele influenciou e formou uma equipe para ajudá-lo. Esta equipe era tão motivada que os limites tais como: a multidão cercando a casa, o peso da paralitico que eles estavam carregando, entre outros, não foram suficientes para que eles desistissem.
Quando eles viram as dificuldades eles inovaram subindo com o paralítico sobre o telhado e com cordas o desceu diante de Jesus.
O Rei Jesus por sua vez ficou impressionado com a fé deles e perdoou seus pecados (que é alem das expectativas da cura da paralisia). Claro que o Senhor Jesus o curou, porém o perdão dos pecados lhe deu não apenas a cura nesta vida e sim a cura na vida eterna.
Temos que ser assim!
Não olhe para seus limites, olhe para o resultado.
Deus nos agraciou com inteligência e capacidade, por isso use com sabedoria e determinação. Isto é AÇÃO somada à dependência de Deus, falando com Ele sobre tudo (ORAR), o resultado é a ORAÇÃO.
Ore sempre! Usufrua de Deus, pois Ele é contigo!

Pr. Robson Henrique de Souza
Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra.